quarta-feira, 14 de março de 2012

O conceito de Bike bus - Parte III


Continuando o tópico de um Bike Bus para o Barreiro:
[[O conceito de Bike bus - Parte I]]
[[O conceito de Bike bus - Parte II]]

Propôs-se um circuito de autocarro que desse para transportar bicicletas para além de passageiros. Também se propôs um circuito hipotético de 15 km.

Neste artigo expande-se a sugestão para 2 circuitos:

  • um circuito circular de 11 km
  • um circuito linear de pelo menos 5,7 km (para chegar à Mata da Machada, sendo o ideal até à estação ferroviária de Coina)

À semelhança do proposto no artigo anterior, estes circuitos 
  • Permitem circular em todo o concelho
  • Atravessam as zonas altas do Barreiro 
  • Permitem cruzar a linha do comboio em 3 locais incluindo os malfadados túnel e viaduto
  • Fazem ligação com a linha do Sado em 4 estações
  • Permitem chegar à Mata da Machada evitando a circulação de bicicleta na estrada nacional.
  • Passam por pontos centrais do concelho
  • Interligam as ciclovias já existentes 
  • Passam pelas zonas verdes e ribeirinhas, privilegiadas para passeio e lazer.

O circuito linear, idealmente seguiria até à estação de Coina. Mas mesmo cedendo que ligasse apenas a Mata da Machada à Rotunda junto ao Fórum Barreiro, este circuito já permitiria varrer várias freguesias ao longo da estrada Nacional, permitiria cruzar o túnel e aceder ao centro do Barreiro (perfeitamente ciclável), interagir com a Linha do Sado e Terminal Fluvial (descendo a Av. da Républica até à antiga estação do Barreiro). Este circuito cruzaria a Mata da Machada, o Parque da cidade, e a zona ribeirinha do Pólis.

Verde - zonas verdes e ribeirinhas, Azul - trajecto do Bike Bus, Ciano - interface com transportes ferro-fluviais, Vermelho - cruzamento do túnel da Rua Miguel Bombarda.



O  circuito circular permitiria levar a bicicleta através de pontos centrais do Barreiro (alguns deles em zonas altas),  como o Lavradio, Barreiro centro, Verderena, Santo André, Casquilhos e Alto do Seixalinho, ao longo de 11.4 km. 
Este circuito permitiria também cruzar a linha férrea em dois dos locais complicados: o viaduto da Rua Miguel Pais, e a passagem desnivelada do Lavradio. Este circuito permitiria também o interface com o Terminal Fluvial, e as estações de comboio do Barreiro e Lavradio.



Sobrepondo os dois circuitos obtém-se o mapa em baixo, com um circuito de 11.4 km e outro de 5.7 km (mais se for até à estação de Coina).



Enriquecendo o mapa, assinalando:

  • Verde - zonas verdes e ribeirinhas, 
  • Azul - trajectos dos Bike Bus, 
  • Ciano - interface com transportes ferro-fluviais, 
  • Amarelo - ciclovias existentes no Barreiro
  • Vermelho - zonas altas no Barreiro
  • e muito importante, pontos a Vermelho - cruzamentos da ferrovia no túnel da Rua Miguel Bombarda, rotunda do Lavradio, e viaduto da Rua Miguel Pais.

Obtém-se esta bonita proposta :


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