sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Zona 30 - Implementações diferentes


Uma das medidas recentes para aumentar a qualidade no centro do Barreiro foi a criação de uma zona 30, onde o trânsito automóvel está limitado a 30 Km/h. Por enquanto a zona 30 aplica-se na parte final da Rua Miguel Bombarda (entre a Câmara Municipal e a Av. Alfredo da Silva), e à Av. Alfredo da Silva:


A implementação da zona 30 consistiu na colocação de sinalética a indicar a velocidade máxima nestes troços.

No entanto esta limitação está dependente da atenção e vontade dos automobilistas. Quando a zona 30 foi criada a Rua Miguel Bombarda foi aberta aos dois sentidos, mas inicialmente, muitos automobilistas continuavam a virar para  a Rua Stara Zagora porque não se apercebiam do levantamento do sentido proibido. Para além disso, como pode o sinal prevenir que as velocidades ultrapassem os 30 km/h?


Vejamos a solução holandesa, aplicada num troço de 400 m de uma estrada movimentada (incluindo a circulação de autocarros), que atravessa uma zona residencial.O objectivo será reduzir a quantidade de tráfego, os níveis de ruído, e o risco causado por excesso de velocidade:



Antes de chegar à localidade e à zona 30, existem estrangulamentos propositados em ambos os extremos da via, que obrigam o trânsito a abrandar e mesmo a parar:


O anúncio do início da zona 30 é destacado não só pela sinalização vertical, mas também sinalização clara e bem visível no asfalto. O piso é diferenciado e elevado ao nível do passeio. 



Neste troço, em vez de se rebaixar os passeios, elevam-se as passadeiras, não só facilitando a circulação do peão, mas também criando lombas que reduzem a velocidade.


E que faz um canteiro colocado em plena faixa de rodagem?

Se a sinalização vertical e as lombas não desmotivam os aceleras, a física desmotiva.

Blocos de cimento colocados na via são um elemento dissuasor bastante eficiente. Os canteiros são colocados em lados alternados da faixa de rodagem, obrigando os automobilistas a abrandar para contornar esta gincana, e mesmo parar se houver trânsito em ambos os sentidos.

Parece uma ideia radical, mas funciona, é de baixa manutenção e não depende da vontade do automobilista em cumprir a lei.Como o trânsito é lento e mais fácil de gerir,  e a existência de uma zona 30 desmotiva o uso da via apenas como via de passagem, evita simultaneamente engarrafamentos e excesso de tráfego.


Note-se que os canteiros são colocados na faixa automóvel, sem estorvar a faixa ciclável. Desta implementação resulta sim, uma zona de trânsito lento, onde os peões e ciclistas podem circular com baixo risco.

Como última nota, aponta-se que o estacionamento paralelo ao longo da via também é desmotivado.

Para comparação ficam aqui imagens da nossa Zona 30:

Rua Miguel Bombarda:






Av. Alfredo da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário