Voltando a Leiden, NL, mostro uma foto de comparação entre uma passagem desnivelada nesta localidade e a passagem desnivelada do Lavradio (deixando de fora a comparação estética dos dois locais):
Debaixo da linha de caminho de ferro os Holandeses colocaram:
- 3 pilares
- 2 faixas BUS (uma para cada lado)
- 2 faixas para automóveis (uma para cada lado)
- 2 ciclovias dedicadas (1 para cada lado)
- 2 passeios para peões (1 para cada lado, distantes do trânsito automóvel)
- 5 faixas de trânsito automóvel (2 para um lado e 3 para outro)
- 2 passeios juntos ao trânsito automóvel (1 para cada lado)
- Nenhuma faixa BUS
As prioridades dadas às infraestruturas são claras, e não vale a pena continuar aqui a enfatizar o que é óbvio.
Uma curiosidade final: Achava exagerado a colocação de um corrimão a separar o passeio da faixa de rodagem. Será para evitar que o peão caia acidentalmente para a estrada?
Vendo o corrimão do lado direito entortado para cima do passeio, leva-me a concluir que é para evitar que os automóveis subam para cima do passeio.
Aqueles corrimões e a largura das faixas dão uma sensação falsa de segurança aos automobilistas, que não tratam esta zona como estradas dentro de localidades, mas sim como uma auto-estrada.
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