quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A "campanha" de prevenção rodoviária da BP...



... ou antes, a evangelização de miúdos ao uso do automóvel, disfarçada de campanha de prevenção rodoviária!

A campanha da BP "para sensibilização de jovens dos 14 aos 17 anos sobre boas práticas na estrada e segurança rodoviária."  (que não conduzem) foca-se em 3 tópicos:

  • boas práticas de condução
  • sinistralidade rodoviária
  • simulador de capotamento
Garante-se assim que os jovens chegarão à idade de conduzir já formatados para conviver com o risco da sinistralidade rodoviária, e provavelmente dessensibilizados à gravidade de um capotamento automóvel. Com certeza que o simulador de capotamento não inclui sangue, fracturas expostas ou morte eventual de alguns dos ocupantes, ficando-se pela viagem de carrossel.

Falta saber se as boas práticas de condução incluem a convivência com outro tipo de veículos e peões na via pública. Porque prevenção rodoviária e boas práticas de condução de BICICLETA já serão mais raras, já que não alimenta um negócio tão rico como o dos combustíveis e o automóvel.

Ainda por cima, uma campanha de sensibilização de bicicleta não poderá alcançar a espetacularidade de um simulador de capotamento com bicicletas, já que o maior perigo para quem pedala não é a bicicleta em que circula mas sim, precisamente, os automóveis. Pode ser que com o susto do capotamento, os jovens decidam adiar a aquisição de viatura própria e deslocar-se por meios alternativos.



Fica por fim aqui a sugestão de alargar a campanha a quem já efectivamente conduz, talvez convidando os pais para assistir e aprender a matéria leccionada aos filhos.

Fica aqui o link da notícia:
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/102727

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