... ou antes, a evangelização de miúdos ao uso do automóvel, disfarçada de campanha de prevenção rodoviária!
A campanha da BP "para sensibilização de jovens dos 14 aos 17 anos sobre boas práticas na estrada e segurança rodoviária." (que não conduzem) foca-se em 3 tópicos:
- boas práticas de condução
- sinistralidade rodoviária
- simulador de capotamento
Falta saber se as boas práticas de condução incluem a convivência com outro tipo de veículos e peões na via pública. Porque prevenção rodoviária e boas práticas de condução de BICICLETA já serão mais raras, já que não alimenta um negócio tão rico como o dos combustíveis e o automóvel.
Ainda por cima, uma campanha de sensibilização de bicicleta não poderá alcançar a espetacularidade de um simulador de capotamento com bicicletas, já que o maior perigo para quem pedala não é a bicicleta em que circula mas sim, precisamente, os automóveis. Pode ser que com o susto do capotamento, os jovens decidam adiar a aquisição de viatura própria e deslocar-se por meios alternativos.
Fica por fim aqui a sugestão de alargar a campanha a quem já efectivamente conduz, talvez convidando os pais para assistir e aprender a matéria leccionada aos filhos.
Fica aqui o link da notícia:
http://autosport.aeiou.pt/gen.
Sem comentários:
Enviar um comentário