sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sharrows apontadas no Barreiro


Mais um passo (ou mais uma pedalada) no caminho para uma cidade amiga das bicicletas.
As obras na Avenida Bento Gonçalves (Av. da praia) foram longas, mas apareceu espaço para as bicicletas.
É com alegria que damos as boas vindas às Sharrows e que apareçam mais pelo Barreiro.










Mas o que que são "Sharrows"? (Wikipédia em inglês Sharrow )

Esta sinalização é utilizada para marcar na via pública, o espaço destinado à circulação de bicicletas, e estão relacionadas com o conceito de espaço partilhado, onde não existe uma distinção marcada entre o espaço a ser utilizado pelos veículos automóveis, velocípedes, ou peões.

Aqui fica um exemplo de uma cidade holandesa:
  • onde a estrada suporta apenas a largura de dois automóveis 
  • a ciclovia partilha o seu espaço com a circulação dos automóveis 
  • e o passeio está ao nível da estrada para facilitar a circulação aos peões 


Em termos práticos, esta solução apresenta ainda outras vantagens:

  • Tem um custo muito inferior ao custo de ciclovias separadas em tempo e dinheiro. Rapidamente se poderia transformar as ruas preexistentes numa rede de ciclovias com espaço partilhado. 
  • Não rouba espaço à circulação de peões (já bastante afectada por passeios reduzidos e estacionamento abusivo). Até ajudaria o peão, pois a presença de bicicletas na via abranda o trânsito em ruas mais fechadas, reduzindo o risco de acidentes graves entre automóveis e peões. 
  • Visualmente, as ruas apresentariam uma infraestrutura para o uso da bicicleta: para os peões seria um convite, para os automobilistas seria um apelo à cautela. 
  • Considerando já está contemplado no código da estrada que as bicicletas devem circular junto à berma , não são necessárias avaliações para decidir se é adequado ou não. As "sharrows" iriam apenas enfatizar o que já está previsto: os velocípedes podem circular nas estradas. 
  • Com alguma sorte também acabaria com o estacionamento em primeira fila nos locais onde é proibido, já que a presença de "sharrows" poderia aumentar a percepção de se estar a estacionar numa via proibida (Artigo 49.º Proibição de paragem ou estacionamento alínea f) )

1 comentário:

  1. Mas deveriam estar no centro da via, e não a "empurrar" os utilizadores para uma posição mais perigosa demasiado à direita.

    ResponderEliminar