O movimento iBikeBarreiro tem como objectivo promover a utilização da bicicleta como veículo urbano no concelho.
Dentro da visão iBikeBarreiro, a bicicleta será fulcral para uma cidade mais limpa, silenciosa, e com maior interactividade entre o cidadão e o meio urbano, seja a pé, seja a pedalar. Dentro das nossas actividades mais visíveis incluem-se a promoção de eventos de divulgação, como passeios temáticos para a família, ou a cicloficina mensal aberta ao público.
Também levamos a cabo um trabalho mais sistemático de monitorização e promoção junto das várias entidades no concelho, para a adequação das infraestruturas à utilização da bicicleta. Temos contactos frequentes com a CMB, empresas de transportes, e pontos de comércio.
- Participar na planificação da Rede Ciclável do Barreiro;
- Estabelecer parcerias com a Câmara Municipal do Barreiro, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas e a Soflusa no âmbito da divulgação da bicicleta como meio de transporte seguro, saudável e ecológico;
- Promover iniciativas nas escolas do concelho (básicas e secundárias) no âmbito da prevenção rodoviária e da utilização segura da bicicleta;
- Manter Cicloficina, com a finalidade de dar a conhecer os “segredos” da bicicleta e da sua manutenção;
- Organizar passeios temáticos, no concelho;
- Instalação de um polo central de apoio aos ciclistas, incluindo o aluguer/empréstimo de bicicletas;
- Criar uma rede de estabelecimentos comerciais que ofereçam descontos dos seus produtos a todos os utilizadores de bicicletas.
Uma cidade mais limpa começava por limpar os passeios que estão uma vergonha. Antes das ciclovias considero mais importante a implementação de passeios em zonas da cidade em que tenho que raspar o cotovelo nos prédios para não ser atropelado. Benefícios do comunismo artarquico
ResponderEliminarBoa tarde:
ResponderEliminarAgradecemos o comentário.
Pelo que percebi, considera os nossos objectivos uma questão de menor importância relativamente a outros problemas na cidade do Barreiro. É legítimo pois temos objectivos diferentes do Henrique.
No entanto não são objectivos mutuamente exclusivos.
Basta ler um pouco do que se vai fazendo pelo mundo para perceber que, de facto, o peão e a bicicleta têm objectivos em comum.
Concordo plenamente que o peão continua a ser o elemento no fundo da cadeia de utilizadores da via pública.
Continua a ser menosprezado cada vez que há uma intervenção ou planeamento urbano.
Não é só a falta de passeio, mas também o estacionamento selvagem que empurram pessoas, cadeiras de rodas e carrinhos de bebés para o meio da rua.
Não está sozinho, e há outros que se debatem com a mesma questão que incomoda o Henrique.
Um exemplo é a ACAM http://www.aca-m.org/, ou o Passeio Livre http://www.passeiolivre.org/
Infelizmente há muitas batalhas, e não é possível combater todas ao mesmo tempo no mesmo local.
Há muitos problemas a resolver.
Aqui neste movimento escolhemos um deles, e posso dizer que as mesmas pessoas que nos ajudam com este, contribuem para resolver outros problemas noutras circunstâncias.
Felizmente, de alguma forma, o que fazemos aqui também ajudará quem anda a pé.
Acredito que o aumento do uso da bicicleta e de infraestruturas criam melhores condições para o peão.
A melhoria do convívio do peão na cidade é um dos resultados habituais de cidades que se adaptam à bicicleta.
Reduz-se a poluição, o ruído sobre o peão, e o risco de atropelamento.
Menos automóveis siginifica também menos estacionamento ilegal, e os passeios que ainda existem são devolvidos a quem anda a pé.
A utilização da bicicleta gera todo um conjunto de externalidades positivas para o peão.
O ideal seria mobilizar outros cidadãos e expôr as problemáticas de quem anda a pé junto das entidades e exigir segurança e conforto. É o que vamos fazendo diariamente, e podemos apenas desejar que outros façam o mesmo.
O Henrique parece motivado. Avance, a pé ou a pedal, mas avance.
Abraço,
Nuno