segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Uma ideia para o Barreiro




Fica aqui a transposição de uma ideia para o Barreiro, publicada no Jornal do Barreiro, e que transmite a visão do iBikeBarreiro.

Maior mobilidade, maior interatividade

Isto SIM!!!


Isto NÃO!!!!!!



A minha visão é a de uma cidade com maior mobilidade e mais interativa para os cidadãos, trocando o número de carros por infraestruturas para quem anda a pé ou de bicicleta.
Vejo um Barreiro onde se pode ir a todo o lado a pé, de bicicleta ou TCB, em segurança e com conforto, com passeios largos e sem obstáculos, sem pilaretes, sem painéis de publicidade, sem estacionamento generalizado, com espaço para passar mesmo com paragens de autocarro.
Vejo o fim do estacionamento ilegal generalizado a bloquear quem mais precisa do passeio. Haveria estacionamentos para as bicicletas e faixas cicláveis, onde a circulação de velocípedes seria privilegiada.
Ganhava-se espaço, tempo e silêncio. Trocaria estacionamentos por jardins, e sons de escape por sons de crianças a brincar na rua sem medo de atropelamentos. O ar seria mais puro, haveria mais contacto humano, mais comércio local, proximidade com a cidade e o rio, menos fronteiras, e redução da despesa.
Os estudantes iriam de bicicleta para escola, deixando-as em estacionamentos apropriados, em vez de atravessar um estacionamento sem iluminação, sem passeios e longe da paragem do autocarro. Acabaria com o mar de automóveis no terminal fluvial, estacionando a bicicleta a 80 metros ou menos da estação.
Para ir beber um café no centro, estacionaria em frente ao estabelecimento, em vez de desperdiçar tempo, combustível e espaço para andar à procura de um lugar.
Precisamos de uma mudança de mentalidade e uma abertura para experimentar alternativas. A cidade é um espaço para viver e não uma passagem entre estacionamentos.

Nuno Paulino,
membro do projecto "I Bike Barreiro".


Sem comentários:

Enviar um comentário