quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sugestões para o Barreiro - Bicicletas e escadas na via pública

Repescado de um post que coloquei noutro blog, a propósito de uma foto no facebook sobre bicicletas e escadas:

"[...] a questão de como passar o túnel da Rua Miguel Bombarda:

Para quem é menos afoito, a solução é utilizar a rampa para carrinhos de bebé e cadeira de rodas. Não é uma solução má não fora o passeio estreito e murado (com peões) para chegar à rampa. E quando não houver rampas e apenas escadas?

Um exemplo são as "novas" estações de caminho de ferro do Lavradio e Baixa da Banheira, que dividem zonas urbanas. Disponibilizam acessos para atravessar a linha de caminho de ferro através de escadas e elevadores.

Eu já utilizei uma vez a estação do Lavradio, e os elevadores estavam fora de serviço. Carregámos as bicicletas vários lanços de escada acima e abaixo. Os elevadores são uma solução técnica complicada, com manutenção cara, lenta, e limitada. Especialmente na presença de peões que realmente não têm outra opção, e que são os destinatários dos elevadores (estes têm uma guerra muito maior e mais desigual que os ciclistas urbanos).
Elevadores não são para bicicletas, especialmente se houver muitas. Uma bicicleta num elevador rouba espaço a uns três ou quatro peões. Que outra opção?

Entretanto este fim de semana encontrei uma solução na passagem pedonal em Belém (para quem quiser passar por baixo das avenidas e da linha de comboio) destinada a quem quiser utilizar as escadas levando a bicicleta pela mão:



Esta solução é bastante comum mas por alguma razão estava esquecida aqui num canto do cérebro. Funciona em qualquer altura do ano, é bastante robusta, atrapalha pouco quem quiser utilizar o corrimão deste lado da escada, e é uma solução bastante mais económica.


Esta opção vive do senso comum (tantas vezes ausente)  expresso no artigo 104 alínea b) do Código da Estrada:

Artigo 104.º (1) Equiparação

É equiparado ao trânsito de peões:
a) ...
b) A condução à mão de velocípedes de duas rodas sem carro atrelado e de carros de crianças ou de pessoas com deficiência;
c) ...
d) ...
e) ...
f) ...

Na prática, uma bicicleta pela mão consegue ir onde consegue ir um peão. No caso das escadas bastava a pequena ajuda da foto."


2 comentários:

  1. Na escada que passa por cima da linha de comboios em Alhos Vedros, colocaram uma calha destas, mas um pormenor tao simples como o de, tal como esta de Belem, o formato da calha ser em "U", colocaram aqui em "L" o que torna impossivel transportar la a bicicleta..

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Tam uma fotografia que possa enviar para o ibikebarreiro?

    ResponderEliminar